Portugaltunas - Tunas de Portugal

5/5 (1 votos)

Estudantina Académica da Madeira

Portugal / Ilha Da Madeira > Tunas

 Tudo começou no decorrer do ano 2000 quando um grupo de Universitários Madeirenses juntou-se numa típica tasquinha desta ilha com o intuito de reviver a tradição das Estudantinas do antigo Liceu do Funchal do 1º quartel do século XX. Fomentando o interesse em seduzir as belas moças e os valores estudantis. Pretendeu-se criar uma Tuna que unificasse toda a Academia através da música, servindo de elo entre as instituições de Ensino Superior locais.

 


Para quem não conhece, ou apenas seja um pouco mais distraído, a Estudantina Académica da Madeira apresenta-se no seio da comunidade portuguesa como uma tuna de Distrito, congregando estudantes e antigos estudantes de todas as Instituições de Ensino Superior locais (Universidade da Madeira, Instituto Superior de Administração e Línguas e Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny) bem como antigos Tunos que terminaram o seu curso e se encontram a trabalhar e/ou residir nesta Região Autónoma.

 

 


Mais madura, a Estudantina Académica da Madeira tenta inverter um pouco a ideia já normalizada e assumida por muitos que a "tuna" é igual a boémia (com todo o sentido depreciativo a que esta palavra possa estar associada); tarefa nada fácil, mas que aos poucos vai sendo interiorizada por aqueles que se condescendem a tirar algum do seu tempo para apreciar o seu trabalho.

 

 


O culminar desta ideia está bem patente no trabalho que esta associação cultural, composta por músicos totalmente amadores, tem realizado. Neste sentido, a Estudantina da Madeira organiza o FesTA - Festival de Tunas do Atlântico (festival este que se tem afirmado cada vez mais entre os melhores do país). Este festival tem por objectivo divulgar na Região (em regime de concurso) o fenómeno das tunas académicas e a sua evolução musical, e deste modo, promover a partilha de saberes, ideias e experiências, ou seja, no qual se pretende demonstrar que as tunas não são apenas boémia, mas um espaço onde se associa a irreverência à criatividade artística e cénica!
Outra das provas de mérito prende-se com o facto da Estudantina já ter gravado (em apenas 11 anos de vida) dois trabalhos discográficos intitulados "Ensaio Geral" (2003) e "Alma" (2011).

 

 


A canção "Alma", da autoria de Roberto Neves e José Fernandes, dá nome ao segundo trabalho discográfico da Estudantina. Nele encontrarão temas associados à alegria e irreverência q.b. das tunas académicas e outros mais intimistas que retratam a serenata e consequentemente os amores e desamores do estudante. Destaque para o conhecido tema "Teus Olhos Castanhos"o qual conta com a participação da Banda Municipal de Santa Cruz e arranjos de Aquilino Silva.
Podemos dizer que é um CD feito de corpo e alma...

 

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/estudantinamadeira

Site oficial: www.estudantinadamadeira.com
Facebook: www.facebook.com/estudantinadamadeira
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros