Portugaltunas - Tunas de Portugal

4/5 (2 votos)

Hinoportuna

Portugal / Viana Do Castelo > Tunas

A Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo festejou em 2003 o seu 10º aniversário (1993-2003), num ano que foi particularmente importante na sua história pela afirmação do seu valor em alguns reconhecidos festivais nacionais de tunas.
Depois de em 2000 ter sido profundamente reorganizada, a tuna passou a admitir como membros, os alunos de todas as escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o que não acontecia antes quando a Hinoportuna era exclusivamente composta por estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Passamos a ser o principal estandarte de uma academia com mais de 5000 mil alunos, continuando sempre com o intuito de fomentar, e inspirar a tradição e espírito da vida académica.
Devido a esse empenho na defesa das tradições académicas, e ao orgulho com que a Hinoportuna procura promover o seu Instituto, a sua cidade, Viana do Castelo e assim como todo o Alto Minho, foi homenageada pelo IPVC com o Prémio de Mérito Académico em 2001 e 2002, sendo a única associação académica a receber por duas vezes consecutivas tão prestigiado prémio.
Tem vindo a ser reconhecido o seu mérito nos vários festivais em que tem participado por todos os quadrantes de Portugal, tendo com a sua música e boa disposição, característica dos seus elementos, conquistado um sem número de prémios.
Para além de actuar em Festivais de Tunas, a Hinoportuna tem vindo a participar nos mais diversos eventos como festas de beneficência, casamentos, festas populares, encontros de música portuguesa, apresentações, animação de rua, etc.
Com um repertório baseado na música ligeira e popular portuguesa, espanhola e sul americana, a tuna já levou os seus sons para além das terras lusas, tendo já actuado com enorme honra em alguns países como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Itália, Luxemburgo, Andorra e principado do Mónaco.
Devido à excelente relação existente entre a Hinoportuna e a Tuna de Veteranos de La Coruña (onde podemos encontrar alguns dos tunos mais antigos do mundo), ambas as tunas ‘irmanaram-se’ em Abril de 2001, cerimónia que decorreu em Viana do Castelo no Teatro Municipal Sá de Miranda, vincando desta forma os laços culturais e de amizade entre o Minho e a Galiza.
De forma a fomentar e apresentar as mais antigas tradições académicas junto da população, vemos como um dever a organização do Lethes – Festival Internacional de Tunas Cidade de Viana do Castelo. Todos os anos tentamos juntar algumas das melhores tunas Portuguesas e Espanholas, num evento único na nossa cidade e sempre muito aplaudido.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/hinoportuna

Site oficial: http://www.hinoportuna.com
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros