Portugaltunas - Tunas de Portugal

Infantuna Cidade de Viseu
5/5 (2 votos)

Infantuna Cidade de Viseu

Portugal / Viseu > Tunas

Infantuna Cidade de Viseu

Fundada em 12 de Dezembro de 1991, a Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu foi o primeiro movimento do género a emergir na academia da cidade.
Distinta pelo seu traje de infante, homenageando o primeiro Duque de Viseu - Infante D. Henrique, a Infantuna é a digna representante de todo o ensino superior desta linda Cidade Romeira, Capital da Beira Alta.

Apesar de uma idade pouco veneranda, a Infantuna granjeia a estima de toda a cidade e dos estudantes, bem como de muitas e diversas Tunas com quem tem convivido.

Em 1994 gemina-se com a Fan-Farra Académica de Coimbra, uma das mais antigas e melhores Tunas do país, geminação motivada pelos fortes laços de amizade que unem as duas tunas. Em 1997 gemina-se com a Tuna de Distrito Universitário de Vitória Gasteiz (Espanha).

Em 1996 apadrinha uma nova Tuna, Imperial Neptuna da Universidade Internacional da Figueira da Foz, e em 1998 apadrinha a Piatuna - Tuna do Instituto Piaget de Viseu.

Lança em 1995 o seu primeiro CD intitulado "Indo eu", o qual reúne, entre outras canções, os melhores originais da Tuna, alusivos à nossa região.

Anualmente no mês de Dezembro realiza o Festival de Tunas Universitárias (F.I.T.U.), único na cidade e ombreando com os melhores do país.

Em Dezembro de 1997, organizou, em conjunto com o Hospital de S. Teot~nio de Viseu, o evento "Há Natal no Hospital" algo até então inédito no distrito e que posteriormente se viria a repetir no ano seguinte.

Com garra e muita humildade tem actuado nos mais diversos eventos e conquistado vários prémios relevantes para a cidade de Viseu: "Melhor Tuna"; "Tuna mais Tuna"; "Tuna mais Simpática"; "Melhor Desfile"; "Melhor Estandarte", entre outros, percorrendo assim os quatro cantos do mundo.

Durante a sua estada no Brasil em 1996, é nomeada Sócio Honorário da Casa de Viseu no Rio de Janeiro.

Recebe, por aprovação unânime em reunião da Câmara Municipal Municipal de Carregal de Sal, um voto de louvor pelos serviços prestados aquando da sua estada no Brasil

No ano de 1997 é-lhe atribuída a Medalha de Mérito do Município de Viseu.

Durante a sua presença no Canadá, em 1998, é nomeada Sócio Honorário do Clube Académico de Viseu of Toronto.

Em 2000 lança "... a caminho.", CD gravado ao vivo, referente ao VIII FITU Cidade de Viseu.

Em 2002, na ocasião do seu X Aniversário, edita um CD duplo onde inclui a reediçaao do primeiro trabalho e a gravação ao vivo do X FITU Cidade de Viseu e publica o livro "10 Anos de Infantuna, contributo para a memória de um fenómeno"

(Do site oficial)

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/infantuna

Site oficial: http://www.estv.ipv.pt/infantuna/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros