Portugaltunas - Tunas de Portugal

Inoportuna - Tuna Académica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
0/5 (0 votos)

Inoportuna - Tuna Académica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Portugal / Lisboa > Tunas

... e a caravela saiu do porto de Lisboa, decorria o ano de 1995. Deixámos as mulheres para trás, acenando. Os caminhos separavam-se.
Partimos à aventura, tendo como companheiros cinco peculiares corvos. Começámos por ser poucos, mas com o decorrer das viagens outros se juntaram a nós.
Tripulantes audazes, visitámos muitos portos por toda a Lusitânia. Embora sendo poucos, espalhámos o que sentíamos, contagiámos os locais com o vírus da alegria.
Quando não havia água para navegarmos, levantávamos âncora para outras paragens, quais argonautas, voando por partituras onduladas. A viagem decorreu com altos e baixos, tempestades e águas calmas.
Os prémios que trouxemos não foram taças, nem prestígio, mas sim o sorriso de cada rosto, a alegria partilhada. Como bons viajantes, aprendemos muito... mudámos muito, enquanto indivíduos e enquanto grupo. E apesar de mais maduros, continuamos iguais a nós próprios. Paradoxal? Talvez... para quem não nos conhece.
Chaves, Vila Real, Castelo Branco, Amadora, Leiria, Lourinhã, Torres Vedras, Rio-Maior, Santarém, Idanha-a-Nova, Évora, Beja, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital, Alandroal, Chamusca, Almeirim, Faro, Fundão, Baixa da Banheira, Sesimbra, Sintra, Cacém, Bragança; ilhas da Madeira e dos Açores... até já fomos à Sabacheira!!!

Em 2002 a Inoportuna lançou o seu primeiro trabalho discográfico, resultante do projecto “Luar Encantado”, uma representação do modo de estar “inoportuno” e assente numa musicalidade inspirada no ambiente literário e melancólico dos corredores e recantos da Faculdade de Letras.

De 2004 até hoje, um novo empreendimento tem vindo a tomar forma, uma homenagem à poesia de expressão portuguesa contemporânea que dá pelo nome de «Há palavras que nos beijam». Musicámos um poemário seleccionado por alguns ilustres Professores da Faculdade de Letras e montámos um espectáculo de imagem, som e poesia, apresentado em Junho de 2005 nos Passos Perdidos da Reitoria da Universidade de Lisboa. O próximo passo será transformar esse projecto no nosso segundo trabalho discográfico.

No momento corrente a Inoportuna tem vindo a privilegiar relações com todos os organismos da Faculdade e da Universidade, desenvolvendo projectos em cooperação, alargando o espaço da música e da arte performativa: tentando inculcar nos jovens colegas o espírito da Academia, em todo o seu sentido greco-romano; tentando disseminar os princípios humanistas, os princípios da amizade, o gosto pela Arte e pelo Engenho. Inclui-se neste trabalho o derrubar de preconceitos que se têm gerado na sociedade contemporânea em redor do conceito «Tuna».

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/inoportuna-lisboa

Site oficial: http://inoportuna.no.sapo.pt
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros