Literatuna - Tuna de Letras da Universidade do Minho
Literatuna - Tuna de Letras da Universidade do Minho

Literatuna - Tuna de Letras da Universidade do Minho

Portugal / Braga > Tunas Mistas

A Literatuna é a Tuna de Letras da Universidade do Minho.

É a terceira tuna mista na história da universidade minhota, sendo precedida pela Augustuna, primeiro, e depois pela TMUM. Considerada concebida em Novembro de 2012 e fundada em Dezembro de 2013, a Literatuna destaca-se pela sua alma, ânimo, e aliterações. Norteada pelos valores de aceitação transuniversal, fraternidade intercultural e creatividade pós-afixação, a Tuna de Letras está aberta a alunos de toda a Universidade do Minho - ex-alunos inclusive. Em 2017, a Literatuna orgulhosamente conclui a sua 100º atunação em público.

A Literatuna tem-se preocupado em chamar a si um repertório onde se observe uma declaração de intenções sobre as vertentes musicais que pretende que façam parte da sua alma: a tradicional/popular, a erudita/literária e a estudantil/tunante. A música da Literatuna nasce do cruzamento destas tradições que lhe são caras, ainda que gostemos de dizer que temos no nosso reportório uma música em russo…

A Literatuna já atuou um pouco por todo o conselho de Braga mas está resoluta a conquistar Portugal. Na sua curta história, já tem algumas atunações anuais que são estabelecidas pela boa disposição que leva para palco e amizade que trava com as pessoas. Marcou já no seu mapa Famalicão, Guimarães, Paços de Ferreira, Póvoa de Lanhoso, Barcelos, Avintes, Porto, Mondim de Basto, Vila Real, Bragança, Leiria e Coimbra.

A Tuna de Letras ensaia no Auditório do Instituto de Letras e Ciências Humanas duas vezes por semana. Para quem não pode experimentar ser rascunho da Tuna azul e prata, pode sempre fazer parte do nosso de fãs.  

Facebook: facebook.com/literatuna.um
Youtube: youtube.com/channel/UCmCdizCgY7udYSENR7kIVkQ

Se estes dados estão incorretos, contacta-nos para atualizar.