Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tunadão  1998 - Tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu
0/5 (0 votos)

Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu

Portugal / Viseu > Tunas

Decorria o ano de 1998 quando a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, na pessoa do seu presidente, lança a um ex-tuno de outra academia o desafio de fundar uma tuna exclusiva do Instituto Superior Politécnico de Viseu de forma a colmatar uma importante lacuna da vida académica dessa instituição.

Com a imediata colaboração do Conselho de Viriato e com o precioso contributo de muitos caloiros da Instituição (honra lhes seja feita), iniciou-se um trajecto que com o apoio de alunos, professores e funcionários, pretendeu desde o início ser de grande sucesso.

Assim, no dia 3 de Maio de 1998, com três meses de ensaios, nasce a TUNA DO ISPV com a sua primeira apresentação pública na XIV Semana Académica de Viseu.

Passado um ano, sensivelmente, surge o hino da Academia. Uma música original, da autoria do tuno João Oliveira intitulada de "Viseu Graciosa". Música conhecida por todos os estudantes da Academia.

A 6 de Dezembro de 2003, a tuna dá um espectáculo na aula magna do ISPV, intitulado "por ruelas e calçadas", o qual vai originar o lançamento do primeiro CD desta tuna. Assim sendo, surge o CD gravado ao vivo que adquiriu o nome do espectáculo ("por ruelas e calçadas").

Por alturas do seu 6º aniversário, em 2004, decide acrescentar ao seu nome a designação TUNADÃO 1998, destacando a ligação à Região Demarcada do Dão e ao ano de 1998, ano da sua fundação.

Nesse mesmo ano realiza-se o primeiro festival realizado pela TUNADÃO 1998, o CITADÃO. Festival que tardou a surgir, devido à complexidade do evento, contudo foi muito bem organizado e conseguido. O nome CITADÃO surgiu de forma a conjugar o tipo de evento à região onde estamos inseridos (Certame Internacional de Tunas Académicas do Dão-Lafões). O Festival é realizado anualmente e conta com a presença de prestigiadas tunas nacionais e internacionais.

É com muito orgulho que a Tuna do ISPV tem representado a academia e a cidade de Viseu por todo o país, incluindo Açores (2006) e Madeira (2008), levando na bagagem sempre consigo o espírito alegre e encantatório próprio dos estudantes.

Passados 10 anos da sua formação, para comemoração de uma data tão importante e por exigência dos estudantes de toda a Academia, a Tuna lança o seu segundo CD "de capa bem traçada", gravado em estúdio.

Nas suas fileiras, a Tuna conta neste momento, com cerca de 40 alegres e joviais trovadores, sendo adoptada uma hierarquia rígida para assegurar o bom funcionamento do grupo. Esta hierarquização estrutura-se em: Tuno-Mestre, Tunos Ilustres, Tunos Doutores/Engenheiros/Enfermeiros (consoante o curso que frequenta), Tunos, Caloiros e por fim Aprendizes.

A Tuna apresenta-se como um laço de união entre academia e viver académico e a sociedade, servindo ainda, como um factor de ligação entre as gerações sucessivas. Por isso pretendemos sempre, e tal como até aqui, fazer perdurar e representar o espírito do viver académico, a praxe e a tradição.

É com esta alma, de quem pretende animar e alegrar quem nos quiser ouvir, que assim se apresenta a TUNADÃO 1998 - Tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/tunadao

Site oficial: http://tunadao.ipv.pt/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros