Portugaltunas - Tunas de Portugal

R T

Caso de estudo...

Bom dia a todos!

Gostaria de saber da Vº sensibilidade sobre a seguinte situação:

Imaginemos um certame de tunas, pequeno, numa pequena vila do interior, p.ex. onde a organização pretende sobretudo duas coisas, animação q.b. no centro da mesma localidade e um espectáculo de palco nocturno de qualidade. Ou seja, evento pequeno mas pretendendo ser bem organizado, para um publico local mais rural e não urbano, num fim de semana o mais colorido possível para as gentes locais.

Colocando-vos na qualidade de participantes do mesmo evento - que garante o normal nestas circunstâncias - que gostariam de ver disponibilizado num evento deste género, ou seja, que prioridades estabeleceriam enquanto participantes? Animação? alojamento? cerveja à borla? bom som e iluminação de palco? Pasacalles curto ou comprido? Tudo isto e mais? Que prioridades estabelecem neste cenário?

Aguardo comentários!

Obrigado!

 

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "R T"] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a R T:

Viva!

Não tenho qualquer preconceito face a eventos do género "Certame" que saiam das saias do movimento académico e associativo. Bem pelo contrário.
Se muitos Festivais de Jazz, de Blues, de Teatro, de Dança ocorrem por esse País fora porque não um Certame de Tunas?

Como em tudo, poderá existir a boa ou a má realização. A eficaz ou a bacoca produção. A humilde ou a opulenta organização. Mas estas cambiantes afinal já existem nas versões por nós tomadas como o "nosso meio". Aí só vai quem quer. Aos outros também.

O único receio é o gato por lebre. É que os gatos andam e vão a todo lado...são mais baratos e menos exigentes. Facilmente as pessoas passariam a pensar que a lebre mia.

Abraços

p.s. - a alegoria utilizada, nada tem a ver com auto-crítica. Gato Preto! Com muita honra.

 

[responder a "Gato Preto"] [denunciar abusos]

Tiago Nogueira
responde a R T:

Caríssimo,

na minha muito sincera opinião a cerveja à borla é sempre um factor que valoriza bastante e, não raras vezes, acaba por ser um garante de entretenimento. Para que não haja acidentes, o alojamento vem por acréscimo.
Em terceiro, mas igualmente importante, colocaria um factor que não incluíste, que pode não influenciar muito o convite mas valorizar o certame: a simpatia de quem convida e de quem recebe a Tuna.
Depois, coloco-te uma questão. Quando dizes que a intenção é animar a população queres com isso dizer que é um certame não competitivo? Se assim é, aceito que o sistema de som possa ser mais básico, porque o repertório também pode ser mais vocacionado para uns sons mais populares e menos elaborados. Se essa animação tem uma vertente mais cultural, então o som já seria mais importante, pela possibilidade de tocar músicas mais calmas, eventualmente um ou outro instrumental.
Quanto a animação, pessoalmente, gosto de um local onde possa tocar umas modas e não incomode ninguém, portanto uma taberna aberta até às 4h da manhã pode servir, se coubermos lá todos. :)
A questão do pasacalles, quanto a mim é relativa: um pasacalles comprido em zonas pouco habitadas é das coisas mais exasperantes que se podem encontrar para quem toca. Um pasacalles num trajecto curto, com muita gente na rua, pode tornar-se numa actividade de longa duração, se se puderem fazer umas paragens em vários locais para tocar 2 ou 3 músicas e conversar com as pessoas, durante um bocado.
Espero ter respondido à questão e não ter melindrado ninguém com alguma opinião mais marginal :p

Um abraço.

Adémia (TMUC)

 

[responder a "Tiago Nogueira"] [denunciar abusos]

R T
responde a Tiago Nogueira:

Bom dia!

Alguns dados que, por omissão, não coloquei neste "case study":

- A Organização é uma co-produção entre uma tuna e p.ex. uma Câmara Municipal (logo, todas as garantias para que tudo corra bem dado haver uma Tuna no caso a co-organizar).

- Garante a mesma Org. a bendita da cerveja (imaginemos e pelo menos uma x quantidade por tuno).

- Garante Alojamento e alimentação q.b.

- Quando se fala em animação, fala-se na predisposição para p.ex. um pasacalles pelo centro da vila, p.ex. entre outros.

Mais duvidas?

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

R T
responde a R T:

E é festival competitivo, à noite, em palco (ao ar livre e caso chova, em recinto coberto) com luz, som e demais condições técnicas. Relembro que co-organiza uma Tuna, no caso.

Abraços!

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

R T
responde a R T:

Um hipotético programa de actos:

Sexta:

- Recepção das tunas em local aprazível.
- Jantar
- Festa ao ar livre, local igualmente interessante.

Sábado:

- Recepção na Câmara.
- Pasacalles por centro da vila com extensão de cerca de 800 metros.
- Terminus do mesmo com Serenata na C.Municipal e as respectivas Donzelas nas suas janelas.
- Convívio no centro da Vila.
- Jantar.
- Certame.
- Festa (mesmo local noite anterior)

Domingo:

- Almoço despedida.


Algo como isto.

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

Tiago Nogueira
responde a R T:

Vais-me perdoar mas prefiro serenatas à noite.

De resto, o programa de actos parece-me muito bem, sobretudo a parte do almoço de Domingo.

 

[responder a "Tiago Nogueira"] [denunciar abusos]

R T
responde a R T:

Adémia, o programa é meramente hipotético mas registo a opinião relativa ao timing da Serenata.

Félix e Gato, é mesmo um case study, mas como é óbvio, assenta num cenário mais ou menos plausível, hipoteticamente falando, por ora.

Digamos que estou a ver se as brasas pegam......

Abraços!

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

Juiz -
responde a R T:

Se o certame for competitivo não esquecer de convidar o Sr.Presidente da Junta de Freguesia para presidente do Júri....
Abraços

 

[responder a "Juiz -"] [denunciar abusos]

R T
responde a Juiz -:

Tenho uma solução muito melhor: Chama-se Comissão de Honra, que serve precisamente para isso; Nem coloca em causa o evento na sua parte competitiva e cumpre eficazmente a missão a que se propõe, honrar - e no caso - o Sr. Presidente da Junta. Aliás, as Comissões de Honra SÓ servem para isso mesmo....

Abraços!

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

R T
responde a Juiz -:

Mas fica tranquilo, amigo Juiz, que contarei certamente com os teus elevados e sapientes préstimos avaliativos - ainda que não componhas a Comissão de Honra não seguramente por falta de atributos para tal mas sim e antes por força das elevadas competências como Jurado que te reconheço!

Abraços!

 

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

Juiz -
responde a R T:

Como alguém disse um dia, isso das elevadas competências é muito subjectivo, e nesse sentido vais ter que ser mais "selectivo" na escolha....
Abraços

 

[responder a "Juiz -"] [denunciar abusos]

Coral do Cifrão - Jorge Brandão
responde a R T:

Boa noite,
não sei se ainda vai a tempo, mas... just in case.

Tendo o Coral Quecofónico do Cifrão estado presente num evento com uma configuração próxima da aqui proposta (embora só com a parte de Sábado a partir da tarde) e tendo eu lá estado gostaria de contribuir com o seguinte “aport” informando de duas coisas que aconteceram e que pelo menos no segundo caso não deverim ter acontecido:

1) Os membros das 4/5 tunas eram quase tantos se não mais do que os espectadores “civis”… parece-me que seria importante que houvesse uma proporção de espectadores superior
2) No local (ar livre, num pequeno largo) havia algumas cadeiras espalhadas mas não as suficientes para o público (e tunos que estavam à espera) todo. Ora isto fez com que muita gente fizesse um semi-círculo em volta do palco e impedisse quem estava sentado atrás de desfrutar do espectáculo visual; a ser impossível arranjar cadeiras para todos sugiro que a organização esteja atenta e coloque os eventuais “nabos” que não têm respeito pelos que estão sentados atrás de si, na parte de trás do largo e não logo à frente do palco.

Abraços.

Post Scriptum: houve algumas outras coisas que também não deveriam ter acontecido, mas todas já previstas nos posts anteriores

 

[responder a "Coral do Cifrão - Jorge Brandão"] [denunciar abusos]