Portugaltunas - Tunas de Portugal

5/5 (2 votos)

TAUE - Tuna Académica da Universidade de Évora

Portugal / Évora > Tunas

Remonta ao ano de 1989 a ideia de constituir, na Universidade de Évora, uma Tuna Académica. Esta iniciativa é levada a cabo por um iluminado grupo de amigos, com o objectivo de representar condignamente a sua Universidade no seio de todas as academias, ensaiando algumas músicas tradicionais alentejanas e outras de grande sucesso, pois como diz o velho ditado: "Sem boa música não há bom vinho". Estavam assim lançados os dados para a constituição daquela que viria a ser, em Portugal, a mais velha Tuna Universitária a sul do Tejo.
Foi então que no ano da graça de 1990 os tunantes combinaram entre si que no dia 30 de Maio desse mesmo ano entrariam de rompante, fazendo alarde dos seus dotes musicais, nos magníficos claustros da Universidade de Évora, realizando logo ali a sua primeira apresentação pública por ocasião do 2º Encontro Internacional de Tunas da Universidade de Évora (evento que a Tuna passou a organizar a partir desse ano). Nascia oficialmente nesse dia a Tuna Académica da Universidade de Évora (T.A.U.E.).
Estando presentes neste evento "nuestros hermanos" da Tuna Universitária de Badajoz, logo aproveitaram a ocasião para nos apadrinhar indicando-nos o verdadeiro caminho dos copos e das serenatas. Nesse dia também se tornaram nossos padrinhos o então Magnífico Reitor da Universidade de Évora, Prof. Dr. Santos Júnior e sua excelentíssima esposa.
Com inúmeras actuações efectuadas desde essa data, a T.A.U.E. tornou-se um dos principais veículos de divulgação do bom nome da Universidade de Évora e do verdadeiro Espírito Académico dos estudantes desta Academia.
A T.A.U.E. apadrinhou a Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja "Semper Tesus", procurando transmitir-lhe o saber e experiência acumulados ao longo destes anos.
Com o apoio dos estudantes da Universidade de Évora, o empenho dos Tunantes e o esforço físico dos caloiros da Tuna, a T.A.U.E. propõe-se a continuar por muitos e bons anos a fazer aquilo que tem feito até agora, representar a Magnífica Universidade de Évora e honrar aquilo a que Cervantes chamou as duas mais preciosas criações de Deus, o Vinho e as Mulheres.

Saudações Académicas
T.A.U.E.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/taue

Site oficial: http://www.taue.uevora.pt/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros