Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho

Portugal / Braga > Tunas Masculinas

A Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho surgiu de um grupo de amigos, estreando-se oficialmente em Maio de 1992 nas Monumentais Festas do Enterro da Gata, apadrinhados pela Tuna Universitária do Minho. Desde logo começou a adquirir uma forma própria de encarar a música, tocando e cantando pelo puro prazer de o fazer, animando a Academia minhota nas cidades de Braga e Guimarães, em ruas, praças e avenidas, por janelas e varandas, com música de outros tempos e não só.

Existe uma relação muito especial entre a Azeituna e uma tuna em particular: a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto. Tal relação levou os tunos de ambas as Tunas a geminarem-se - o que aconteceu em Maio de 1994 - passando, desde então, a considerar-se a existência não de duas mas de uma Tuna.

Para além de actuar nos mais diversos eventos como casamentos, festas populares, festas de beneficência, divórcios, funerais, Festivais de Tunas onde foi galardoada com múltiplos prémios, a Azeituna levou já a sua música a alguns países da Europa nos quais se contam Espanha, França, Bélgica, Irlanda, Holanda, Itália, Luxemburgo e Alemanha. A acrescer ao enorme prazer de tocar nestes locais foi ainda possível apresentar o nosso país em importantes eventos como a EXPO’92 em Sevilha, ao Salão Europeu do Estudante em Bruxelas e à Festa Anual do Instituto das Universidades Europeias. Nos anos seguintes à sua fundação, a Azeituna realizou um grande intercâmbio cultural com a Irlanda e que resultou no aparecimento da primeira tuna nas ilhas britânicas, a Preservatuna - Tuna Universitária de Cork. Numa das viagens, em 1995, foi oficializada a emprimação com os Jogralhos numa jantarada bastante bem regada com vinhos e cervejas portuguesas à qual não faltou sequer o caldo verde!

Após enorme esforço e dedicação a Azeituna cumpriu o sonho de visitar o Brasil, país irmão, naquela que se viria a revelar uma experiência única e inesquecível. Um enorme sucesso - assim se poderá definir a digressão levada a cabo pela Azeituna por terras brasileiras no ano de 2001, que percorreu quatro Estados brasileiros. Deliciados pelo acolhimento do público brasileiro e os encantos das terras de Vera Cruz, a Azeituna repetiu a experiência por mais duas vezes (para já…) tendo passado em 2002 e em 2003 por outros estado, onde teve a oportunidade de se apresentar em várias cidades. De volta a Europa em 2004, realizou uma digressão incluindo países como Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, França e Espanha. Em 2005, a Azeituna levou a cultura Portuguesa à Europa de Leste onde fascinou as donzelas Croatas, Eslovenas, Húngaras, Checas e as Polacas durante 16 dias. No presente ano de 2006, a Azeituna deslocou-se aos EUA e Canadá onde permaneceu 18 dias e contactou com comunidades lusófonas de Montreal, Toronto, Niagara Falls, Buffalo, Filadélfia, Newark e Nova Iorque.

A Azeituna vem realizando anualmente desde Dezembro de 1993, o CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas, que já se afirmou como um dos mais importantes certames de Tunas Portuguesas. O CELTA é exclusivamente organizado pela Azeituna que se orgulha de no presente ano de 2006 contar a 13ª edição.

A Azeituna já lançou 5 trabalhos discográficos: em 1994 “Palpitações”; em 1995 o CD do “II CELTA”; em 2002 "Se as capas falassem..."; e já em 2003, deu-se o lançamento de um CD em conjunto com o CAUM – Coro Académico da Universidade do Minho, intitulado “Coro sobre Azul”. No presente ano de 2006 vai lançar um CD com o melhor de todos os CELTAS.

Site oficial: http://www.azeituna.pt
Facebook: http://www.facebook.com/azeituna.tcum

Se estes dados estão incorretos, contacta-nos para atualizar.